drqp

ÁREAS DA EDUCAÇÃO E FORMAÇÃO

Portaria 256/2005 de março - 090, 344, 345, 482, 729, 811, 813, 815

Entidade Formadora Certificada pela Direção Regional de Qualificação Profissional (D.R.Q.P.). Tutela pela Secretaria Regional da Educação e Cultura (S.R.E.C.)Processo nº21

Subscreve

INFORMAÇÕES UTEIS
Cursos - Desporto e Fitness

       alt                              alt 


Na QUALIFICAR F.P. as Ações de Formação
são Homologadas pelo Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I. P.)
 
 
Informação úteis:
 
FORMAÇÃO CONTÍNUA (FC)
A formação contínua (FC) é obrigatória para todos que possuem a cédula Profissional Responsável pela Orientação e Condução de Atividades Físicas e Desportivas (PROCAFD) e os Diretores Técnicos (DT). A cédula profissional é renovada por períodos de 5 anos para todos os seus portadores.
 
RENOVAÇÃO DE CÉDULA
Para renovação de cédula profissional é necessário obter 25 unidades de crédito (UC), que correspondem a 125 horas de formação presencial.
Ficou determinado que 5 (cinco) horas de formação presencial corresponde a 1 (uma) unidade de crédito (UC).
Das 25 unidades de crédito (UC), 15 UC têm que ser obtidas através de cursos presenciais e as restantes 10 UC podem ser obtidas através da participação em seminários, convenções, conferências.
Para efeitos do presente despacho, os 2.º e 3.º ciclos de Bolonha (mestrados e doutoramentos), bem como as pós-graduações com carga horária presencial igual ou superior a 125 horas, conferem automaticamente 25 UC. (validade de 5 anos)
 
OFERTA FORMATIVA
No cumprimento do disposto no Despacho nº 5373/2011, toda a oferta formativa da QUALIFICAR F.P. está em processo de reconhecimento pelo Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ. I.P.), entidade que gere e renova a cédula PROCAFD e a cédula DT.
Apenas ações /cursos de formação ministrados por entidades certificadas são válidos para obtenção de UC, como é o caso da QUALIFICAR F.P.
 
REGULAMENTAÇÃO
Regulada pelo Decreto-Lei n.º271/2009, de 1 de Outubro, a Célula PROCAFD é um documento obrigatório, individual, requisitado pelo próprio para o exercício profissional (remunerado ou não), através do qual o presente Instituto Português do Desporto e Juventude, I.P. (IPDJ. I.P.), atesta que o indivíduo cumpre com os requisitos legais estabelecidos para o exercício daquela função, em entidades que prestam serviços na área da manutenção da condição física. Constitui um documento pessoal (em formato eletrónico), com a validade, cuja renovação depende da apresentação de documento comprovativos da frequência de iniciativas de formação contínua de atualização técnica e científica nos termos do disposto no Despacho Regulamentar n.º 5373/2011, de 29 de Março (fonte: Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ, I. P.))
 
 
Esta legislação mencionada e o uso obrigatório de célula de DT e PROCAFD é aplicada somente a nivel de Portugal continental. De momento ainda não se aplica estes critérios na Região Autonoma da Madeira (RAM).
 
 

Outros destaques

      Carga horária: (unidade de formação)   10 Horas Unidades de Crédito (uc):  2 uc - No cumprimento do...Ler Mais
  Carga horária: (unidade de formação)   10 Horas Unidades de Crédito (uc):  2 uc - No cumprimento do disposto no...Ler Mais
    Carga horária: (unidade de formação)   10 Horas Unidades de Crédito (uc):  2 uc - No cumprimento do disposto...Ler Mais

Copyright © 2011 Qualificar FP por CStrix